quarta-feira, 27 de maio de 2015

Hipertexto e Gêneros Digitais - Aula 8

Dando prosseguimento às apresentações, hoje foi o dia de Niedja e Flávia apresentarem o artigo ANALYSING THE RHETORIC OF DIGITAL GENRES, de SHEPHERD et al.
Dando prosseguimento às discussões, Nildo, Luciano e Josimar (eu) apresentamos o artigo CRITÉRIOS PARA O ESTUDO DE REELABORAÇÕES DE GÊNEROS EM REDES SOCIAIS, de Júlio Araújo.




O texto de Araújo discute a ideia de que os gêneros são do discurso e não são digitais, pois circulam em ambientes plurais que transmutam para si diversas esferas de atividade humana. Amparado na teoria do capital social e do remix, Araújo coloca que a internet serve de ambiente que abriga os discursos das várias esferas de comunicação humanas e seus gêneros se transmutam para esses ambientes.

Dayanne, João Victor e Juliana apresentaram as discussões do texto "Gêneros digitais no contexto educacional", de Adiléa Felix Corrêa. O texto apresenta vários problemas na articulação dos argumentos.
Seguiram apresentando o artigo "Gêneros digitais: as TIC como possibilidade para o ensino de Língua Portuguesa" Alessia Pontes, Alcilene Vieira e Arly Tenório.  Discutiram sobre a facilidade de a tecnologia auxiliar o ensino da Língua Portuguesa. O que são TIC? Surgimento de novos gêneros digitais? Ou ampliação? Autonomia do aluno em ambientes digitais.
Por fim, apresentaram-se Maria Luíza, Maria Noélia e José Luzón. Eles discutiram sobre as reflexões postas no artigo "Gêneros digitais, novos letramentos: autonomia na aprendizagem de línguas.

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