EXERCÍCIOS DE REVISÃO
1- Apontem as principais semelhanças e diferenças entre
texto e hipertexto, dividindo-as em três aspectos: (1) sua constituição; (2)
questões referentes à leitura; (3) questões referentes à sua produção para fins
educacionais, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem.
a) Sua cosntituição: semelhanças entre texto e hipertexto: interação, intertextualidade, informatividade, coesão, coerência, topicidade, situacionalidade e relevância. Diferenças entre texto e hipertexto: o texto não possui links, apresenta linearidade, materialidade e é unidimensional. Já o hipertexto possui links, não linearidade, virtualidade e é multidimensional.
b) Questões referentes à leitura: "O hipertexto nos faz perceber coisas no texto que antes não percebíamos e nos serve de pretexto para revermos e compreendermos melhor o que vimos chamando de texto" (GOMES, 2010). O texto nos traz uma leitura linear das coisas. O hipertexto nos traz uma leitura não linear. Com ele, o leitor é autônomo para estabelecer suas conexões e escolher suas leituras. Perfetti coloca que não é a diferença entre texto e hipertexto que é relevante, mas se o leitor está interessado em processar o texto ou usá-lo. Outro fator relevante é que a progressão no hipertexto é controlada pelo leitor/usuário.
c) Questões referentes à sua produção para fins educacionais, tanto para o ensino quanto para a apresndizagem: Há várias possibilidades para a produção de hipertextos na escola: jornais e revistas eletrônicos, texto de divulgação científica, músicas, questionários, videos etc.
Ver seguinte vídeo produzido no contexto escolar: paródia sobre Mário de Andrade (1ª fase do Modernismo Brasileiro):
2- Qual a relação entre internet, web e hipertexto?
O hipertexto é essencialmente digital. Já que é um texto eletrônico, circula em grande rede de acesso: a WEB. Entendemos que a internet é o grande meio que serve de sustentação para as redes de webs. E o hipertexto é justamente uma das formas de manter a relação entre as redes na internet, cumprindo seu papel e sua função no processo de interação entre usuário e rede.
3- Quais as principais funções dos links? Dentre as funções
chamadas retóricas, quais as que vocês percebem como as mais importantes ou as
mais usuais?
4- Sobre o chamados gêneros digitais, apresentem a(s)
definição(ões) de gênero que perceberam ser mais produtivas para suas
pesquisas/atividades com as linguagens no meio digital. Com base nessa(s) teoria(s) façam um elenco de
gêneros digitais, justificando cada um dos gêneros elencados mediante um
enquadramento teórico.
Quando se fala em gêneros digitais, há duas posições diferentes: uma de que eles existem (autores como Marcuschi defendem essa posição) e outra de que eles não existem (é o caso de Araújo que faz pesquisas na área através do Projeto REGE, na UFC).
Quando se fala em gêneros digitais, há duas posições diferentes: uma de que eles existem (autores como Marcuschi defendem essa posição) e outra de que eles não existem (é o caso de Araújo que faz pesquisas na área através do Projeto REGE, na UFC).
Seguindo a linha de que os gêneros digitais existem, Marcuschi coloca que existem vários meios de interagir com outras pessoas por meio de redes sociais, e-mail, fórum, lista de discussão, blog etc. Estes variados tipos de textos exigem novos gêneros textuais, pois possuem características próprias. Para Marcuschi, todos os textos se manifestam em algum gênero textual e são reflexos do ambiente que na qual são produzidos. Marcuschi aponta que no ambiente virtual há diversos gêneros emergentes, como e-mail, chats, entrevistas e blogs. Estes gêneros possuem estreita ligação com gêneros textuais já existentes em outros ambientes, porém estão reconfigurados para o discurso eletrônico, apresentando características particulares e próprias da mediação presente nos ambientes virtuais.
Seguindo a linha de que os gêneros digitais não existem, Araújo coloca que os gêneros são do discurso e não são digitais, pois circulam em ambientes plurais que transmutam para si diversas esferas de atividade humana. Amparado na teoria do capital social e do remix, Araújo coloca que a internet serve de ambiente que abriga os discursos das várias esferas de comunicação humanas e seus gêneros se transmutam para esses ambientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário