Nosso quarto encontro começou com a divulgação do 3º Encontro de Editores de Revistas Acadêmicas que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio de 2015 na EDUFAL/UFAL. O encontro discutirá sobre as Políticas editoriais para periódicos na área de Letras e Linguística: critérios, tendências e perspectivas.
Link para acesso às informações do encontro: encontrodeeditores.wix.com/encontrodeeditores
O professor Luiz Fernando prosseguiu a aula indicando o site da biblioteca central para fazer download de textos e dissertações. Acrescentou que os nossos trabalhos (teses e dissertações) devem ser divulgados no site do MEC - domínio público.
Depois, voltamo-nos ao tema da aula e falamos sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que aparecem como vozes sociais emergenciais. Destacamos como exemplo o uso do celular, pois com ele tiramos as fotos ditas selfies para manutenção de veículos sociais: só há sentido uma selfie quando ela é postada nas redes sociais.
Continuando a aula, foi falado que o hipertexto tende a ser não hierárquico e que podemos estabelecer as relações de poder através de seu uso.
O professor nos falou um pouco do livro de Milton Santos, quando trata da Terra dos homens lentos - quando tudo chega devagar e se chegar, chega sem luz.
Fez, ainda, uma analogia com a Terra dos homens rápidos - representando o nosso mundo, a era digital, as relações de poder atuais. E, nesse mundo, quem trabalha vem da Terra dos homens lentos.
Foi destacado que nossas aulas são divididas em três partes: hipertexto, gêneros digitais (existem?) e Multimodalidade (contribuição das imagens).
O texto estudado na aula foi Hipertexto: definição, tipologia e características.
Definimos o hipertexto como um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links.
Quanto aos tipos de hipertextos, temos:1) Sequencial: percurso de leitura é linear;
2) Hierárquico: através do menu principal o leitor tem acesso a vários arquivos num mesmo nível hierárquico;
3) Reticulado: permite a leitura de documentos alcançados por intermédio de outros, não integrando todos os documentos;
4) Em rede: todos os documentos podem ser acessados a partir de qualquer ponto.
Nesta aula, tentamos responder as seguintes questões:
1- Qual é a definição de hipertexto adotada pelo autor?
2- Qual a discussão terminológica em relação a “texto” e “documento”? Há outras questões terminológicas que você poderia inserir nessa discussão? Quais?
3- O que são hipertextos abertos e fechados? Exemplifique.
4- Quais são os modelos de hipertexto que o autor comenta? Obtenha, na internet, exemplos de cada modelo e comente sobre sua pesquisa (dificuldades e facilidades).
5- Qual a importância da pesquisa sobre tipos de hipertextos para as ciências linguísticas?
6- Qual a importância da pesquisa sobre tipos de hipertextos para o ensino da leitura e da escrita de hipertextos?
7- Qual a importância da pesquisa sobre tipos de hipertextos para o desenvolvimento das habilidades de leitura de hipertextos?
8- Qual deve ser o papel da escola com relação ao ensino da leitura e da produção de hipertextos?