Nesta aula, o professor começou fazendo uma observação sobre as bancas pelas quais tem participado, pois as dissertações e teses acabam não citando artigos científicos, sobretudo aqueles publicados em revistas online. Lembrou que não bastam somente os livros, mas também se devem ler e citar os artigos, já que são as últimas críticas naquele assunto determinado.
Falou a perspectiva de mudança (meio que Heráclito): "mudamos constantemente. Só não mudamos de futebol".
Esta aula contou com a participação de três alunas que já tiveram a oportunidade de cursar esta disciplina em 2014. Elas foram instigadas a apresentar algo relativo à disciplina. E seguiram-se as apresentações:
1ª) Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa apresentou sobre a textualidade do hipertexto. Disse que a disciplina dá o suporte necessário para analisar as imagens, os gestos, as palavras (multimodalidade).
Ela fez uma crítica a Xavier, que coloca o leitor como coautor do hipertexto.
Quanto a configuração do texto, ela seguiu as diferenças elencadas por Gomes, ao criticar a postulação de Marcuschi que diz que todo texto é hipertexto e Koch, ao fazer referência que o texto impresso também é hipertexto por entender que citações, referências exercem a função de links.
Preferimos aqui nos aproximar da definição de Gomes, ao dizer que o hipertexto pode ser compreendido como um texto exclusivamente virtual que tem como elemento central os links. Portanto, o hipertexto é, por natureza, intertextual (posso ter acesso a outros textos através de links. Depois, discutimos sobre os elementos de textualidade do texto:
a intertextualidade;
a situcionalidade;
a coerência;
a coesão;
a topicidade;
a relevância; e
a intencionalidade.
2ª) Dayanne Teixeira Lima apresentou sobre o hipertexto e a relação texto-imagem, fazendo uma breve diferença entre o hipertexto (presença de links) e o texto (espaço linear e ausência de links). Ressaltou sobre a importância de se situar o texto e a imagem, pois nem sempre a imagem realça realmente o que está no texto. Falou sobre as relações assimétricas entre texto e imagem, o que será mais explorado adiante.
3ª) Noberta Silva apresentou o blog criado por ela e refletiu sobre a importância que ele deu para estimular aos estudos da linguagem.
No final da aula, o professor Luiz Fernando encaminhou a leitura do texto "a textualidade do hipertexto" para discutirmos na aula vindoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário