quarta-feira, 8 de abril de 2015

Hipertexto e Gêneros Digitais - Aula 2

Nesta aula, fizemos comentários das questões propostas na aula anterior sobre a história do hipertexto e a não linearidade proporcionada por ele, através dos links a serem acessados.
Depois, seguimos com a leitura do texto O HIPER  DO HIPERTEXTO E OUTRAS QUESTÕES.
GOMES (2011) chama a atenção para a possibilidade de o leitor poder escolher (a não linearidade) o que quer ler através dos links. “Por isso os hipertextos são não hierárquicos e podem ser acessados sem que o leitor siga uma ordem convencionada ou prefixada. Essa liberdade do leitor traz consequências para a leitura e para a atribuição de sentidos, assim como também traz consequências para o autor, já que inserir links em palavras, imagens ou outros elementos do texto transforma o ato de escrever em algo bem mais complexo”. (GOMES, 2011, p. 24-25).
Dr. Luiz Fernando Gomes
E por que a motivação em fazer estudos sobre o texto e o hipertexto? Gomes (2010) corrobora com a ideia de que o hipertexto chegou como novidade da área da Informática e não da Linguística. Apropriando-se do termo, a linguística faz a relação entre um conceito e outro, pois que o hipertexto nos faz perceber coisas que não percebíamos antes no texto através da elasticidade que o hipertexto proporciona.
“[...] Texto e hipertexto relacionam-se de diversas maneiras, mas [...] para entender suas conexões é preciso redirecionar a questão do hipertexto versus texto para a questão do processo versus uso”. (PERFETTI apud GOMES, 2010, p. 21).

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